terça-feira, 13 de maio de 2008

A-B-C do Otserv

Há muito para se saber sobre OT, por isso é bom prestar atenção e começar devagar.
Neste tutorial, que só é útil pra quem não entende nadinha do assunto, vamos tentar explicar de forma simples o funcionamento básico de um OTserv.

Para começar, temos a versão do OT Server.
Primeiro, temos algo que é comum em todas elas.
É de alguma atualização do Tibia, seja 7.1, 7.6 ou então a mais nova 7.92 (existem várias outras, mas estas são as mais estáveis ~ 7.1 - 7.6 - 7.92), isso é igual para todos: Se o OT é do Tibia 7.92, ele só funciona em cliente 7.92 e vai ter os gráficos (e geralmente opções de jogabilidade) daquela versão.

Ex.: Em OT 7.1 ainda não havia a "Mãozinha" anti-MissClick, nem Hydra.
Estes estão presentes a partir da 7.6.

A diferença entre uma versão e a outra são o seu conteúdo de script.

Ex.: Algumas versões de 7.92 podem não ter addon funcionando, ou então bugado.

Contudo, no YurOtS 7.92 o addon funciona perfeitamente através de NPC.
Além disso, elas também diferem no modo em que os scripts são escritos, onde ficam os arquivos, etc.

Agora vou explicar outros arquivos importantes de um OT Server.

Monstro

Os monstros são feitos de arquivos .xml que contém as propriedades da criatura.
São várias propriedades: vida, experiência, "magic level do monstro" (pra calcular danos mágicos), força e velocidade de ataque, o looktype (um número que corresponde ao gráfico de um certo monstro; Ex.: o número 2 equivale a Orc Warlord), os seus summons e até o que o bicho grita em vermelho, entre outros...

Obs.: Tem uma lista (é o mesmo nome em todas as versões) chamada "monsters.xml" onde estão listados todos os monstros. Se você fizer um monstro novo você deve colocá-lo na lista.

Magia

As magias são parecidas com os monstros (assim como todo arquivo de OT).
São feitas de arquivos .lua que também possuem as propriedades da magia,
como por exemplo: se é de ataque ou cura, as suas animações, o seu dano, etc.

Obs.: Assim como os monstros, também existe uma lista "spells.xml" para as magias, e é aí que estão
informações do tipo: ML necessária, mana gasta, level mínimo, etc.

NPC

Os "Non-Playable-Characters", ou NPCs são mais complicados. Eles possuem 2 arquivos, que
em conjunto fazem o NPC. Um destes arquivos, é só as propriedades "físicas" do NPC (iguais a de um monstro), exceto é claro que um NPC (a princípio) não ataca os jogadores a primeira vista.
Além disso NPCs são imortais, independente de quanto você ponha de vida pra eles...
O segundo arquivo é o mais importante. É o script de ações do NPC. Quem entende de programação se dá bem nessa parte, pois é basicamente isso.

Exemplo: Se o jogador diz "hi", NPC diz "Olá tudo bem?"
Se o jogador diz "sell sword", NPC confere se o jogador tem o item "Sword"; se ele tiver, NPC paga 50gp, pega o item e diz "Muito Obrigado"; se ele não tiver, NPC diz "Desculpe, você não tem esse item!"

Obs.: Mais uma vez, e como a maioria dos arquivos dentro do OT, existe um arquivo que lista eles todos.
No caso do NPC, geralmente na pasta onde tem o mapa, existe um arquivo "npc.xml" que diz onde cada NPC
vai aparecer no mapa.

E por aí vai... um conselho pra começar a entender de ações é o seguinte: você abre os arquivos já prontos, tenta ir advinhando pra que servem os comandos... É óbvio que vão ter quilos de palavras que você não vai entender, mas pra começar editando um NPC já feito é fácil. Você abre o script de um NPC de barco, por ex., e então vai até a parte onde ele fala de viagem. As partes que você entender, você modifica a sua vontade.

Como assim? Você vê lá escrito: ... BláBláBlá Códigos BláBláBlá <"Boa Viagem">
Viu? É óbvio que o "pay 50gp" se refere a quanto o jogador vai ter que pagar. E o "Boa Viagem" é o que o
NPC diz quando ele tem o dinheiro e paga...

Ou seja, uma dica importantíssima: o melhor jeito de aprender sobre essas coisas é sair fuçando. Pegue um já pronto e edite, daí salve como novo.

*Observação: Os arquivos dos players (fulano.xml) são parecidos. Eles trabalham junto com os arquivos que estão na pasta Accounts (arquivo será beutrano.xml, geralmente um número). O arquivo do jogador em si, você dá uma fuçada que vai entender... é fácil.

Exemplo: Arquivo 123456.xml (a account), dentro dele vai ter a password da account e uma lista de chars, que consta o char "Knight", e lá na pasta Players, vai ter o arquivo Knight.xml -> No arquivo do char você também põe a account à que ele pertence.

3 comentários:

luis disse...

bom, eu nao li o que ta escrito em cima ali óh /\, mas to aki para postar o meu Ot Serve=>luisotserve.servegame.com

Anônimo disse...

Joguem meu ot server 8.55 24 horas on speed-guanger.servegame.com ou 189.30.44.27 joguem e olhem...

fernando moreira disse...

Ot Server Boladao

Ot Feito recentemente, via Hamachi
entrem no hamachi :
adicionem a Rede Boladao2 , senha : 159
se estiver cheia coloque .. Boladao3 senha 159. ou Boladao4 senha 159

Galera ot e 8.40 mapa parecido com o Do FoxWorld
Magias como :
Housenka,hyakka ryouran,ezzori,rasenshurieken.
apos voçes loga no hamachi abre o ip changer e coloque nosso ip .
ip = 5.167.158.120
porta : 7171
vlw galera
qualquer coisa adiciona no msn : fernando_josc@hotmail.com